A internet na comunicação
A internet já faz parte de nosso cotidiano, porém apenas nos últimos quatro ou cinco é que ela se tornou um grande e eficaz meio de comunicação e promoção publicitária para qualquer um, sejam empresas multinacionais, trabalhadores autônomos ou até usuários domésticos.
O mais interessante é o baixo custo e a facilidade de atingir um grande número de pessoas que a grande rede mundial proporciona, diante de outros meios de comunicação. Algumas empresas, hoje, concentram-se seus investimentos principalmente em publicidade on-line, onde além de promover seus produtos e serviços, podem contar com uma interatividade muito maior com o consumidor, existindo, portanto, mais facilidade em categorizar os tipos, classes e público alvo.
Mas, como sempre, existe sempre um lado para desfavorecer alguns setores, temos como exemplo um mercado que sofreu grandes mudanças com o advento dessa nova tecnologia, o musical. A facilidade de propagação das músicas ficou extremamente grande, fazendo com que usuários tenham acesso a um acervo muito maior, porém a um custo insignificante ou zero, e com isso a indústria fonográfica sofre um impacto grande em seu faturamento.
Enfim, toda essa revolução nos meios de comunicação é mais uma prova das recentes notícias de que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a nacionalidade e regionalidade existem, porém com uma grande interatividade com as demais culturas, muitas vezes havendo fusão e/ou adaptação de dois ou mais costumes. Pensemos por esse lado quanto à publicidade na internet. Peças publicitárias dos diversos cantos do mundo estão todas concentradas em um único “local” e podem ser visualizadas aleatoriamente por qualquer individuo, porém trazem diferentes formas, influências regionais e grupos culturais diferentes. De certa forma a sociedade começa aceitar um pouco mais a “interferência” de outras culturas em sua própria, e a entender que todos falamos a mesma língua, diferentes na escrita e no forma de produzir o som das palavras, porém iguais na tentativa de se comunicar, aprender, evoluir e principalmente criar um bom relacionamento com o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário